quarta-feira, 10 de outubro de 2012


Cadastre-se Download Versões Comprar Livro Comprar CDHome 


Bem vindo ao Atlas Geográfico Escolar na Internet!
Aqui você encontra ilustrações animadas sobre geografia e cartografia, e consulta mapas do Brasil e do Mundo de uma forma fácil e atraente.
Clique nos links abaixo e confira!




• O Atlas Geográfico em Livro e em CD-ROM. Clique aqui para saber mais.

         
• O que é um Atlas Geográfico
• O que é Cartografia
• História da Cartografia
• Conceitos e Técnicas
• Nosso planeta no universo
• Formação dos continentes
Mapas do mundo e do Brasil nos temas: político, físico, clima, população, economia, indicadores sociais, entre outros.
 
• Mapas do Mundo
• Mapas do Brasil
 Para entrar em contato conosco, utilize os recursos abaixo:
Fale conosco: 0800 218181 E-mail: ibge@ibge.gov.br
Fonte: www.ibge.gov.br
Pangéia
Pangéia
Pangéia
O cientista alemão Alfred L. Wegener e outros, no princípio do séc. XX, propuseram a seguinte teoria: outrora os continentes estiveram todos unidos formando um super-continente (PANGEA), rodeado por um super-oceano (PANTALASSA), o que implicaria a existência de um movimento de continentes, dado que actualmente os continentes estão afastados uns dos outros (deslocamento continental onde grandes placas da crosta continental movem-se livremente pela crosta oceânica).
As principais linhas de evidência que apoia a ideia que os continentes estiveram uma vez unidos, e posteriormente moveram-se separadamente; estão baseadas no estudo de fósseis, no estudo das rochas e na justaposição dos contornos geométricos dos continentes.
Alfred Lothar Wegener
Alfred Lothar Wegener
Alfred Wegener nasceu em Berlim em 1880 e morreu em 1930. Fez os seus estudos nas universidades de Heidelberg, de Innsbruck e de Berlim e fez o seu doutoramento em astronomia.
"...é como que se tudo passasse ao recortarmos uma folha de jornal. Basta apenas juntarmos os pedaços para encontramos os segredos da Terra..."
(Alfred Lothar Wegener)
Pangéia
Repara nas rochas que ficam a vermelho no continente africano e no sul americano. São rochas iguais com a mesma idade, os mesmos fósseis.
O Alfred Wegener não conseguiu propor o mecanismo responsável pelo movimento dos continentes, teve que se esperar pela nova tecnologia da segunda metade do século para perceber as causas da deriva dos continentes. O conhecimento dos fundos oceânicos foi aprofundado na 2ª Guerra Mundial, isso foi conseguido a partir de novos aparelhos, os sonares, colocados em navios exploradores.
Na verdade, Alfred Wegener veio revolucionar toda a Geologia, uma nova área de conhecimento geológico tinha aqui o seu nascimento, a Tectónica de Placas.
Foi necessário conhecer a morfologia dos fundos oceânicos para que se conhecesse o mecanismo responsável pelo movimento das placas continentais.
Fonte: ciencias3c.cvg.com.pt