quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Como se deslocam então as placas litosféricas?


Como se deslocam então as placas litosféricas?

Para sabermos como se deslocam, primeiro temos de perceber o que são as placas litosféricas.

A Terra encontra-se divida em camadas, cuja designação pode variar consoante o critério utilizado. O mais comum é o que divide o planeta em 3 camadas principais: Crosta, Manto e Núcleo.



A crosta corresponde à camada mais externa da Terra, e pode ser de dois tipos: Continental ou Oceânica, conforme se localize nos continentes ou oceanos. 


Crosta continental: mais espessa, constituída por rochas de natureza granítica, e menos densa.
Crosta oceânica: mais fina e mais densa que a continental, constituída fundamentalmente por basalto.

Por baixo da crosta estende-se o manto, que possui uma parte superficial que é sólida, depois assume um estado mais “viscoso” e depois volta a ser sólido. Mas isso depois estudaremos mais em pormenor quando falarmos da estrutura interna do planeta.
O que nos interessa agora é esta parte superficial mais sólida.

Então, a esta parte do manto sólida, juntamente com a crosta que está imediatamente acima, os cientistas chamam Litosfera. A litosfera engloba assim a crosta e a parte superficial do manto que está no estado sólido.

Contudo, esta camada não é contínua. A litosfera está fragmentada em grandes placas – placas litosféricas– semelhante ao revestimento de uma bola de futebol. São estas placas (das quais os continentes fazem parte, juntamente com o fundo dos oceanos) que se deslocam continuamente umas em relação às outras, sobre a parte mais viscosa do manto, e não os continentes a flutuar em cima dos oceanos, como dizia Wegener.

 A imagem que se segue mostra as placas litosféricas identificadas pelos cientistas.


De um modo geral, o que faz mover as placas litosféricas é o movimento dos materiais do manto que estão por debaixo delas.

O núcleo da Terra encontra-se a temperaturas muito elevadas e funciona como o bico de um fogão que aquece o manto que lhe está imediatamente por cima. Quando o material do manto é aquecido, torna-se menos denso e sobe. À medida que vai passando por baixo das placas vai-as arrastando (o que provoca o seu movimento). Quando o material arrefece tem tendência a descer e o ciclo começa novamente.




Nesta ficha (link) encontrarás informação escrita e mais pormenorizada sobre o modo como se deslocam as placas litosféricas e os seus limites.  


Eis algumas experiências laboratoriais que simulam correntes de convecção provocadas por diferenças de temperatura dos materiais, tal como acontece no interior da Terra.

Experiência 1 - link1
Experiência 2 - link2
.