segunda-feira, 30 de abril de 2012

Instrumentos de navegação

Instrumentos de navegação

 
Carta portulano Primeiros mapas náuticos que eram desenhados em pregaminho, foram muito utilizados pelos portugueses no séc. XVI. Para poderem navegar os marinheiros tinham que se orientar e faziam-no utilizando os seguintes instrumentos: astrolábio, astrolábio náutico português, bússola, bússola girascopica, bússola inglesa ou bússola chinesa, balestilha, nocturlábio, quadrante, rosa-dos-ventos, cartas portulano, etc.
À medida que as viagens marítimas aumentaram, maior importância adquiriram as "artes de navegar". 



Astronomicamente a balestilha era usada para medir a dintância angular de duas estrelas. Na náutica usou-se para medir a altura das estrelas. O virote tinha uma escala dividida em graus. A balestilha era usada com mais facilidade do que um astrolábio, mas não podia ser de dia (o olho humano não pode enfrentar o sol).


Nocturlábio Foi inventado por volta de 1551 e usado para saber as horas da noite. O piloto pegava pelo cabo de braço esticado e olhava através do orifício no centro do instrumento para a estrela polar. Movia o braço do nocturlábio até alinhar com as duas outras estrelas. O braço indicava a hora num disco com a diferença de mais ou menos dez minutos. Quadrante


Quadrante determina a distância entre o lugar onde se encontrava a embarcação (norte-sul). Baseava-se na estrela polar. O quadrante começou a ser usado pelos portugueses a partir do ano 1460.







Rosa-dos-ventos Em todos os mapas figura a rosa-dos-ventos. Os portugueses apresentaram-na com desenhos lindíssimos e incluíram algumas inovações, que vieram tornar-se um hábito em toda a parte, como por exemplo a flor-de-lis, para indicar o norte, e a cruz de Cristo para indicar o Oriente.


Astrolábio - Instrumento astronômico inventado por Hiparco, astrônomo e matemático grego (séc. II a.C.), para medir as alturas de um astro acima do horizonte. Modernamente foi aperfeiçoado, e é um dos instrumentos fundamentais da astrometria, um dos primeiros instrumentos de navegação. O astrolábio era um instrumento que permitia saber a distância entre o ponto de partida e o lugar onde se encontrava o navio. Baseava-se na altura do sol do meio-dia. Era mais fácil trabalhar com o astrolábio, pois pelo facto de a estrela polar não ser visível no henisfério Sul. Astrolábio náutico português Derivado do astrolábio planisférico, o astrolábio naútico foi a partir dele muito alterado pelos portuguses, que lhe deram forma. O peso e a robustez de que precisava para ser usado a bordo dos navio. Com este astrolábio, media-se a altura ou a latitude, onde o navio se encontrava. Nos últimos anos foram descobertos muitos astrolábios entre restos de navios dos séculos XVI e XVII.  
 
Bússola Foi o primeiro de todos os instrumentos de navegação a ser conhecido. Era um instrumento que indicava o norte e permitia que os navegadors soubessemm em que direcção navegavam. A bússola era um aparelho composto de um mostrador, onde se indicavam os pontos cardeais, e no qual gira uma agulha magnética que aponta sempre para o norte, servindo assim de orientação, sobretudo em navegação. A agulha da bússola é um íman fino e leve, equilibrada de forma a que possa girar livremente. O polo norte da agulha aponta para o polo norte magnético da terra, que fica muito perto do norte geográfico. Utilizam-se as bússolas magnéticas para a orientação no mar e em terra. A bússola era chamada pelos marinheiros de agulha de marear. Bússola girascópica Bússola que se baseia na estabilidade mecânica do girascópio. Bússola inglesa ou bússola marítima chinesa As bússolas magnéticas foram utilizadas na Europa a partir do séc. XII, mas pensa-se que os chineses tenham notado, cerca de mil anos antes, que um pedaço de magnetite (um minério de ferro magnético) suspenso de um fio se orientava sempre no sentido norte-sul. Invenção chinesa que chegou a Europa por volta do século X é uma agulha magnética móvel em torno de um eixo que passa pelo seu centro de gravidade, montada, geralmente, em caixa com limbo graduado, e usada para orientação do navegadores. Por uma agulha com uma ponta imantada, detecta os polos do campo magnético norte sul da terra.

Sextante - Instrumento óptico constituído de dois espelhos e uma luneta astronômica presos a um setor circular de 60° (1/6 do círculo) destinado a medir a altura de um astro acima do horizonte.


Tendo compreendido os movimentos dos corpos celestes e as relações entre ângulos e distâncias, os navegadores medievais, puderam criar um sistema de longitude e de latitude para se orientarem no mar sem o auxílio de pontos de referência em terra. Os romanos foram os pioneiros na utilização generalizada de instrumentos topográficos de precisão, e os arquitectos da renascença introduziram o teodorito, a ferramenta mais importante da topografia. Astrolábio Balestilha Apareceu depois do quadrante e do astrolábio.
Fonte: http://comandantepinzon.blogspot.com.br