terça-feira, 9 de outubro de 2012

História de Formação do Planeta Terra



A teoria mais aceita da história da Terra é a do Big Bang, onde há aproximadamente 15 bilhões de anos uma enorme explosão lançou matéria (poeira cósmica) em todas as direções e deu origem ao agrupamento de galáxias que compõem o Universo. A gravidade começou a juntar os grãos de poeira em pedaços cada vez maiores e há cerca de 4,5 bilhões de anos surgiu a Terra. O planeta desde então, era uma bola incandescente frequentemente bombardeada por meteoros formando assim sua atmosfera e causando o surgimento de formas de vida mais complexas.
Para entender melhor o parágrafo acima vale a pena assistir os 5 minutos do vídeo abaixo sobre a criação do Planeta Terra
Clique na figura abaixo da história da Terra e aprecie uma apresentação em flash sobre o assunto.


Como vimos ao clicar na figura anterior e analisar a apresentação em flash, é justamente na região de encontro entre uma placa e outra que ocorrem os fenômenos tectônicos (movimentação de placas por limites convergentes, divergentes e tangenciais ou transformantes) e as conseqüentes modificações na crosta terrestre. Por isso, as regiões mais sujeitas a fenômenos como vulcanismo e terremotos como o Japão, a Califórnia, o México, entre outras, estão situadas nos limites das placas tectônicas. As áreas mais estáveis, como, por exemplo, o território brasileiro, localizam-se no interior (parte central) das placas.

Foto de erupção vulcânica no Equador em maio de 2010. VulcãoTungurahua.
Sobre fenômenos tectônicos, entenda melhor o terremoto do Chile acontecido em 27/02/2010 com as figuras abaixo (para uma melhor visualização clique nas imagens). Fonte: Revista Veja. Colaboração do Prof. Heliton Leal.

Após o maior tremor no Chile de intensidade 8,8, no dia 27/02/2010, houveram nos cinco dias posteriores diversos tremores de menor magnitude. Verifique a figura abaixo em forma de relógio para um melhor entendimento. Fonte: Revista Época, 8/03/2010, p. 97.

Após o tremor de sábado (27/02/2010) de 8,8 na escala Richter, o Centro de Pesquisas Geológicas dos EUA registrou nesse domingo (28/02/2010) um tremor de magnitude 6,2, depois revisada para 6,1, às 8h25 locais (mesmo horário de Brasília), na região de Maule, a 184 km ao sul de Santiago. O tremor, ocorrido no continente, foi localizado a uma profundidade de 32 km.
Em 11 de março de 2011, um terremoto de 8,8 graus na escala Richter seguido de tsunami atingiu o nordeste do Japão, se configurando no maior terremoto que o território japonês sofreu e o sétimo do mundo em termos de destruição. O Japão encontra-se entre o limite de três placas tectônicas (Euro-Asiática, Filipinas e Pacífica) que convergem e tangenciam causando tremores constantes – veja na figura que segue as placas cruzando a superfície do Japão.


Veja abaixo reportagem completa da BBC Brasil com imagens impressionantes do tsunami japonês…
… E imagens da tv japonesa no momento do tsunami
Sobre limites divergentes veja na figura abaixo a explicação sobre a Deriva Continental. Teoria apresentada em 1912 pelo geofísico alemão Alfred Wegener e comprovada na década de 1960 na década de 1960 pelos geólogos americanos Harry Hess e Robert Dietz.



Fotógrafo britânico registrou a falha geológica divergente da Islândia. Clique na foto para ver reportagem e outras fotos dessa falha geológica ou veja abaixo reportagem do programa da Rede Globo, Fantástico de 12 de junho de 2011.

Imagens retiradas do Guia do Estudante. Geografia Vestibular, 2009, p. 6, 25 e 43, respectivamente.
 

Vídeos 
Vídeos

 


 

 Fonte: http://marcosbau.com.br/geogeral/tectonica-das-placas/

Applets Geográficos

Localize os países (jogo)
Clique sobre o continente desejado e localize os países desse continente.

Tectônica de placas






Colóides


Destrua os mísseis do inimigo lançando anti-mísseis nas cidades indicadas. Localize a cidade no mapa clicando sobre ela com o mouse e dipare o anti-míssel. Boa sorte!

Clique com o mouse sobre a cidade indicada e pressione a tecla indicada para o avião partir de NYC até a cidade indicada.



Escala Tempo Geológico

Escala de tempo geológico representa a linha do tempo desde o presente até a formação da Terra, dividida em éons, eras, períodos, épocas e idades, que se baseiam nos grandes eventos geológicos da história do planeta. Embora devesse servir de marco cronológico absoluto à Geologia, não há concordância entre cientistas quanto aos nomes e limites de suas divisões. A versão aqui apresentada baseia-se na edição de 2004 do Quadro Estratigráfico Internacional da Comissão Internacional sobre Estratigrafia da União Internacional de Ciências Geológicas.



Milhões de Anos

Tabela do tempo geológico

Fonte: Tecnirama, N. 16, Editorial Codex S.A. 1962.

Mapa do Magdalenense? (Ou seja… muito antigo!)


Uma rocha descoberta na Gruta de Abauntz (Arraiz, Navarra), em 1993, pode ter gravado o mais antigo mapa (conhecido) da Europa Ocident