quarta-feira, 31 de outubro de 2012

DINOSSAUROS


DINOSSAUROS  VOADORES
Ao mesmo tempo que os dinos deixavam suas pegadas no solo e os répteis nadadores vagavam nos mares, répteis voadores cruzavam os ares sem parar. Com os mais variados tamanhos e fromas, os pterossauros marcaram a presença na história da evolução como parentes distantes dos dinossauros. Alguns eram pequenos como araras, enquanto ouros ganhavam dimensões impressionantes, com asas do tamanho de um ônibus. O nome pterossauro, aliás, significa "lagarto com asas". Depois de estudar demoradamente alguns ossos de pterossauros, os cientitas concordaram: eles só podiam ter sidos animais voadores, pois notaram que os ossos eram finos e ocos.


DINOSSAUROS  HERBÍVOROS
Como o próprio nome já diz, dinossauros herbívoros tem como principal características a sua alimentação: mais variados tipos de planta, desde grama até flores de árvores, bem como folhas, brotos, raízes e caules. Eles eram, geralmente, o alvo mais constante dos dinossauros carnívoros pois, muitos dos herbívoros não possuíam defesa mas, enorme parte deles tinham algum tipo de defesa que eram, geralmente, chifres, cauda, garras, etc. Alguns tinham a capacidade de correr muitorápido ou nadar, o que também dificultava a ação dos predadores. Clique nos nomes abaixo para conhecer os principais dinossauros herbívoros:

brachiosaurusdicraeosaurusdiplodocusiguanodon
lambeosaurusmaiasauraparasaurolophusprotoceratops
stegocerasstegossaurosstruthiomimustriceratops



DINOSSAUROS   AQUÁTICOS
Enquanto os dinossauros povoavam as terras, os mares eram governados pelos mais ferozes répteis. Existia vida no mar centenas de milhões de anos antes que os dinos vagassem pelo planeta. As medusas e estrelas-do-mar surgiram há 600 milhões de anos. Centenas de séculos mais tarde, apareceu o primeiro peixe, bem como alguns animais anfíbios, os que podem viver na terra e na água. Nadadores habilidosos surgiram nos mares há cerca de 170 milhões de anos. Os grandes répteis carnívoros que viviam no mar, apresentavam também perigo aos dinossauros terrestres e voadores, pois quando um dino se posicionava em pedras perto do mar, esperando que um apetitoso peixe passasse, um enorme nadador podia aparecer repentinamente e abocanhar o dinossauro.
elasmosaurus


ichthysaurus



mosassaurus




nothosaurus





ophthalmosaurus


DINOSSAUROS  CARNÍVOROS
Quando ouvimos falar em dinossauros carnívoros, já pensamos em gigantes, maus e ferozes predadores pré-históricos. Esse tipo de dino se alimentava de carne de outros dinossauros. Alguns caçavam para conseguir seu alimento, outros se alimentavam de dinos já mortos, e outros roubavam ovos de outros dinossauros para comer os filhotes. Como você já viu na seção anterior, o principal alvo dos carnívoros é os herbívoros, pois muitos destes não possuíam armas como defesa, o que facilitava a ação destes predadores. Em sua grande maioria, os carnívoros eram Téropodes, grupo no qual se encaixa o famoso Tyrannosaurus Rex. Eles possuíam fileiras de dentes afiados e serrilhados, o que ajudava no corte e mastigação da carne. Clique nos nomes abaixo para conhecer cada dinossauro:
albertosaurusallosauruscarnotaurus
coelophysisdaspletosaurusdeinonychus
dimetrodonoviraptorspinosaurus
tyrannosaurus rexvelociraptor