terça-feira, 16 de julho de 2013

Os jardins verticais de Patrick Blanc



Pincelar as paredes cinzas dos centros urbanos com um pouco de natureza é o trabalho do botânico Patrick Blanc, que viaja o mundo construindo jardins verticais em ambientes externos e internos das cidades.
A intenção do francês é reconectar os habitantes de áreas urbanas com o verde – segundo ele, cerca de 3,5 bilhões de pessoas vivem atualmente nas cidades sem contato com a natureza – e trazer ar mais limpo, clima mais ameno, aumento da umidade do ar e redução do barulho (as plantas são ótimas isolantes acústicas) para os municípios
O botânico coleciona jardins verticais ao redor do mundo (veja todos os projetos de Patrick Blanc), mas em toda a América do Sul apenas a cidade de São Paulo teve a sorte de receber uma visita do francês, que deixou sua marca na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Blanc até tinha um projeto para o Rio de Janeiro, mas a ideia não saiu do papel.
Conhecido como o Pai dos Jardins Verticais, o botânico também pode ser considerado um artista, já que encara as paredes em que trabalha como telas de pintura gigantes, onde faz composições harmônicas de diferentes espécies de plantas – cuidadosamente escolhidas com base nas condições locais.
A manutenção dos jardins verticais também é uma preocupação para Blanc, para que seu trabalho não vire um fardo para os moradores da cidade, quando for embora. As plantas são fixadas em um feltro especial, que é irrigado regularmente com fertilizantes, garantindo que as espécies tenham os nutrientes que necessitam e que as raízes não cresçam demais, à procura de água.
Confira, acima, algumas das obras de arte vivas de Patrick Blanc ao redor do mundo.