domingo, 10 de novembro de 2013

O HOMEM FOI MESMO A LUA? – APOLLO 11 -

Muitos conspiracionistas defendem a teoria de que o homem nunca pisou na lua,  muitos chegam a dizer que foi a fraude do século, o que eu tenho a dizer sobre esses nossos amigos conspiracionistas é que, eles tão mais por fora do que arco de barril, existem dezenas de provas que podem constatar que o homem foi mesmo a lua.
Em 1969 uma missão tripulada conhecida com Missão Espacial Apollo 11, colocou pela primeira vez 3 seres humanos (Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins) na órbita da lua, essa missão cumpriu a meta proposta pelo então Presidente John F. Kennedy. Antes do homem pisar na lua, existiu todo um conflito antes entre os EUA e a antiga URSS que disputavam e ficou conhecida com Corrida Espacial.
A bordo do Foguete Saturno V,  foram lançados na Lua e Consigo trouxeram várias amostras de pedras lunáticas, que para que ninguém duvidassem, foi estudada por vários cientistas do mundo todo.
Além de outros fatores que provam a ida do homem a Lua, são os Retrorrefletores deixados lá por Neil Armstrong, que são usados para medir a distância da Lua a Terra.
Astronomia

VOCÊ SABE COMO OCORRE UMA CHUVA DE METEOROS?

Olhar, para o céu……………… Que coisa boa!

Acho que todos já passamos um tempo olhando para o céu tentando compreender o que há lá fora e admirando toda a beleza daqueles pontinho luminosos, chamados de estrelas, quando de repente, aparece do “nada” uma “estrela cadente” e some tão rápido quanto apareceu. Alguns até fazem pedidos, mas, o que são essas “estrelas cadentes”?
 
Meteoro cruzando o céu
As “estrelas cadentes” são na verdade Meteoros. Ocorre quando fragmentos de materiais sólidos como rochas, metais, etc ( chamados de meteoróides), que vagam pelo espaço em torno do Sol, penetram na alta atmosfera da Terra. O atrito com os gases da alta atmosfera da Terra fazem com que essas partículas alcancem altas temperaturas e literalmente incendeiem.
O tamanho desses fragmentos que dão origem aos meteoros quando entra na alta atmosfera da Terra varia desde alguns milímetros até alguns metros. Os maiores podem atingir a superfície ( No caso, quando atingem a superfície passam a ser chamados de meteoritos ).

Em certas épocas do ano, o número de meteoros aumenta em uma determinada área do céu. A este evento chamamos de chuva de meteoros, que se dá quando a Terra passa em uma determinada parte de sua órbita onde um cometa deixou rastros de matéria sólida. Quando a Terra passa por essa determinada região, ela “varre” uma porcentagem dessa matéria, o que faz com que o número de meteoros visíveis em uma noite aumente consideravelmente. 
 
Desenho ilustrativo de uma chuva de meteoros e sua relação
com a passagem de um cometa
Quando olhamos esse evento, temos a impressão de que todos os meteoros parecem vir de um mesmo ponto no céu. Na astronomia, chamamos isso de radiante. Toda chuva de meteoros tem um radiante determinado, que acaba dando um nome a chuva de meteoros. Por exemplo, as Geminídeas tem esse nome pois parecem vir da constelação de gêmeos, todo 13-14 de dezembro.
Principais chuvas de meteoros no ano:
  • Quadrantídeas – 04 de Janeiro – 95 meteoros por hora
  • Lirídeas – 22 de Abril – 15 meteoros por hora
  • Eta-Aquarídeas – 05 Maio – 30 meteoros por hora
  • Delta-Aquarídeas – 29 Julho – 20 meteoros por hora
  • Perseídeas – 13 Agosto – 95 meteoros por hora
  • Orionídeas – 22 Outubro – 20 meteoros por hora
  • Taurídeas – 03 – 13 Novembro -15 meteoros por hora
  • Leonídeas – 18 Novembro – 12 meteoros por hora
  • Geminídeas – 14 Dez – 100 meteoros por hora

O SISTEMA SOLAR – OS PLANETAS JOVIANOS

Os planetas jovianos são os planetas localizados depois do planeta marte, o último planeta telúrico. São os planetas gasosos, que tem somente o pequeno núcleo composto por rocha. São compostos formados principalmente por Hidrogênio, Hélio e Metano. Os planetas Jovianos são os maiores planetas do Sistema Solar. São os planetas mais afastados do Sol.

O primeiro planeta joviano é:
Júpiter, o gigante: Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar. É cerca de mil vezes maior que a Terra. Tão grande, que poderíamos colocar todos os outros planetas dentro dele. Por causa de sua enorme gravidade,  Júpiter é o principal responsável para que os asteroides não se juntem e formem novos planetas. Rotaciona em enorme velocidade, produzindo ventos de centenas de km/h.
Júpiter é um caos. Cada raio produzido nas tempestades desse enorme planeta é aproximadamente 10.000 vezes mais forte que um raio de uma tempestade  na Terra. O Gigante é furioso….
A grande mancha vermelha:
A grande mancha vermelha é a maior e mais intensa tempestade do sistema solar. É cerca de 3x o tamanho da Terra e propaga-se a pelo menos 300 anos.
A radiação perto do Planeta é muito elevada, pois seu poderoso campo magnético atrai essa radiação do espaço.
Júpiter possui 67 luas, sendo que as 4 maiores são: Io, Calisto, Europa e Ganimedes.
Curiosidade Sobre a Lua Europa: Localizada a 650 milhões de km da Terra e cerca de 800 milhões de km do Som, a Lua Europa é a esperança para alguns astrônomos de que pode existir aguá líquida e/ou vida no nosso sistema solar. Devido a distância do Sol, é bem provável que Europa seja uma lua completamente congelada.  A não ser que a gravidade de Júpiter esteja causando atrito em seu interior, impedindo Europa de congelar, possibilitando que debaixo de uma camada de gelo possa existir água líquida e vida.
Saturno, o joviano mais leve: Saturno é o segundo maior planeta do sistema solar. Sua beleza impressiona a qualquer observador pelo seus anéis, que foram formados formados pela destruição de uma lua pela sua força gravitacional. Seus anéis poderiam ir da Terra até a Lua, mas só tem algumas centenas de metros de profundidade. Saturno é um planeta com densidade muito baixa, tanto que se colocássemos ele em um oceano gigante, o planeta flutuaria.
Ficheiro:Saturn during Equinox.jpg
Saturno envia ao espaço cerca de 2 vezes mais energia do que recebe do Sol. Isto significa que o planeta está gerando energia no seu interior. Acredita-se que um dos mecanismos que geram essa energia em Saturno é um fenômeno astronômico em que o planeta se contrai lentamente e ao mesmo tempo libera energia.
earth-moon-photo-saturn-2013-annotated
Planeta Terra visto de Saturno. Cassini, 2013

 Urano, o dorminhoco: Urano é o 7° planeta do Sistema Solar e o primeiro planeta a ser descoberto por telescópio. Urano possui anéis igual a Saturno, mais de uma forma bem diferente. O eixo de inclinação de Urano é de 97,86° com o plano de sua órbita, ou seja, o planeta rotaciona deitado. O planeta possui cerca de 20 satélites e demora cerca de 84 anos terrestres para completar sua órbita ao redor do Sol.
Urano possui um núcleo rochoso, rodeado por uma atmosfera de hidrogênio espessa e densa, na qual existem nuvens de cristais de gelo, metano e amônia em suspensão, que lhe conferem a cor verde-azulada. Possui um conjunto de anéis finos e escuros, provavelmente constituídos por fragmentos de rocha.
Netuno, o último dos planetas gigantes: Netuno é o quarto maior planeta do Sistema Solar e o terceiro maior em massa. Netuno foi o primeiro planeta encontrado por uma previsão Matemática, em vez de uma observação empírica. Inesperadas mudanças na órbita de Urano levaram os astrônomos a deduzir que sua órbita estava sujeita a perturbação gravitacional por um planeta desconhecido. Subsequentemente, Neptuno foi encontrado, a um grau da posição prevista.
Ficheiro:Neptune.jpg
Netuno tem uma tempestade do tamanho da Terra, alimentado por ventos selvagens de 1.500 km/h. O Curioso é que ninguém sabe o que que causa esses enormes ventos.